8 de novembro de 2009

O troca-troca no Brasileirão

A troca de técnicos virou uma tradição no futebol brasileiro. Se o time perder em série, o primeiro a ter o emprego ameaçado é o treinador.

Ontem o Sport jogando em casa deixou o Cruzeiro virar e perdeu por 3 x 2. Resultado? Time em último lugar no campeonato e com ínfimas chances de recuperação. Chamusca não aguentou a pressão e pediu pra sair, mesmo faltando quatro rodadas para o fim do campeonato.

Gols Sport 2 x 3 Cruzeiro

Mano Menezes é o técnico que está há mais tempo numa equipe da Série A. Ele se mantêm no Corinthians desde janeiro de 2008. O tempo de planejamento trouxe bons resultados: conquista da Série B com folga de 17 pontos para o segundo colocado (Santo André), campeão paulista invicto e campeão da Copa do Brasil.

História semelhante vive o Avaí. Silas assumiu a equipe em março do ano passado e, além de subir para a Série A, foi campeão catarinense e tem se mostrado um time perigoso no Brasileirão.

Planejamento em uns clubes e demissão em outros. Só neste Campeonato foram 18 mudanças de treinadores nas 18 primeiras rodadas. O fantasma da demissão não perdoou nem grandes nomes, como Luxa, Muricy e Carlos Alberto Parreira - que agora assumiu a seleção da Africa do Sul, após demissão do queridinho Joel Santana.

O Fluminense foi recordista no troca-troca de técnicos. Nos cinco anos da era Horcades, foram dezoito mudanças. Só neste ano, cinco técnicos passaram pelo time. Cuca assumiu uma equipe desacreditada e com desfalques decisivos, como o atacante Fred. Agora a equipe completou nove jogos sem perder ao vencer o verdão por 1 x 0.

Se Cuca estava ameaçado de demissão e a torcida gritava por Joel, agora eles agradecem ao treinador e ao atacante Fred pelos gols e vitórias do tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário