28 de dezembro de 2009

Australianos dominam as ondas e os pódios

Retrospectiva do SURF em 2009

Em 2009 não teve pra ninguém. Os Australianos dominaram as principais competições de surfe e até o invencível Kelly Slater, campeão do mundo por nove vezes, ficou atrás deles no Ranking Mundial da elite do Surfe, o WCT.


A 10ª e última etapa do WCT, nas ondas da Pipeline, Havaí, marcou o favoritismo deles. Taj Burrow venceu e terminou em 4º na elite. Mick Fanning, que se garantiu nas etapas anteriores, foi o grande campeão do mundo pela segunda vez. Na Tríplice Coroa Havaiana, Joel Parkinson venceu e completou a festa australiana.



Mas o Brasil não ficou para trás. O grande destaque da temporada foi Adriano Souza, o Mineirinho. No Ranking Mundial, ele separa os quatro primeiros australianos de Kelly Slater, ficando na quinta posição.




Na Tríplice Coroa, o brasileirinho Alejo Muniz, de 19 anos, foi destaque dos calouros. Conquistou boas notas, arrasou nas manobras e é grande promessa para 2010.


Na disputa da elite feminina, o título também foi para a terra dos cangurus. A já campeã mundial Stephanie Gilmore conquistou o tri na Tríplice Coroa. A brasileira Silvana Lima faturou novamente o vice-campeonato e terminou como a segunda melhor do mundo no Ranking Feminino. Além de Silvana, Bruna Schimitz vai representar o Brasil no WCT em 2010.



E no WQS adivinha quem faturou o pódio? Só podia ser mais um australiano. Daniel Ross garantiu o título nas ondas gigantes de Sunset, finalizando com chave de ouro a participação dos australianos no Circuito Mundial de Surfe.


E o Brasil promete voltar com força total nas ondas de 2010. O catarinense Neco Padaratz tem lugar garantido na próxima temporada de surf. Ele ficou fora da elite neste ano e está na lista dos convidados para o tour 2010, assim como o havaiano Andy Irons.

Confira o ranking feminino e masculino do WCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário